X

Alone

QUINTA 16, 23H.

ESTREIA EXCLUSIVA

QUINTA 16, 22H

É a prova de resistência mais ousada alguma vez tentada. Dez pessoas são largadas no meio selvagem, munidas apenas do que conseguirem enfiar numa pequena mochila.
Ficarão sozinhas em terreno inóspito e impiedoso com uma única missão: manterem-se vivos o máximo de tempo possível. Terão de caçar, construir abrigos e afastar predadores.
Enfrentarão isolamento extremo e sofrimento psicológico, ao mergulharem no desconhecido e documentarem a sua própria experiência, sem qualquer equipa de filmagens ou produção.
Em jogo estão 500 mil dólares para o que durar mais. É o derradeiro teste à vontade humana.

Época6

Época7

JIM & TED BAIRD

JIM & TED BAIRD

JIM BAIRD
Idade: 35
Toronto, Canadá
Escritor Freelance

Jim Baird cresceu a explorar os territórios da Coroa do sul do Ontário, no Canadá, com o irmão, Ted. transformou a autoconfiança conseguida na exploração da Natureza desde novo numa paixão pelas viagens ao extremo norte do Canadá. Jim é um ávido canoísta, e conta com várias descidas de rápidos no seu currículo, muitas delas com Ted. Que se saiba, é também a primeira pessoa a concluir uma caminhada através da Península de Ungava, no inverno – uma viagem ártica 370km que fez com o seu cão, Buck. Além de se aventurar nas regiões nórdicas do Canadá, Jim também já trabalhou como mineiro, guia selvagem e agrimensor.

TED BAIRD
Idade: 32
Toronto, Canadá
Videógrafo de Aventura

A grande paixão de Ted Baird pela Natureza começou em tenra idade, pois passava muito tempo na cabana florestal da família. Ao longo dos anos, aperfeiçoou as suas técnicas de pesca, caça e sobrevivência. Mas só quando participou na sua primeira expedição de rápidos, na adolescência, que sentiu uma liberdade e um sentido de aventura que nunca experimentara. Com o irmão, Jim, Ted já percorreu milhares de quilómetros de canoa nalguns dos cursos de água mais complicados e remotos do mundo, incluindo uma expedição de 645km do Quebeque ao Labrador, ao longo de quatro rios indomáveis. Essas expedições inspiraram-no a tornar-se fotógrafo e videógrafo de aventura.
SHANNON & JESSE BOSDELL

SHANNON & JESSE BOSDELL

SHANNON BOSDELL
Idade: 44
Wrangell, Alasca, EUA
Pescador
Shannon cresceu no centro do Maine, onde, com o seu irmão mais novo de outros nove, Jesse, ajudava no sustento da família de baixos recursos com o que caçava. Ainda muito novo, mudou-se para o Alasca, onde foi proprietário de um lar de idosos. Hoje, vive em Wrangell, uma pequena ilha ao largo do sudeste do Alasca, onde trabalha como pescador comercial. Shannon e a sua família levam um estilo de vida de subsistência, caçando e pescando o seu sustento.

JESSE BOSDELL
Idade: 31
Skowhegan, Maine, EUA
Boina Verde Aposentado
Jesse cresceu no centro do Maine, sendo o oitavo de dez filhos. Com os irmãos, incluindo Shannon, Jesse desenvolveu técnicas de sobrevivência mais por necessidade do que por entretenimento, caçando e apanhando víveres para o sustento da família. Jesse alistou-se no Exército pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, onde passou mais de nove, tendo sido destacado para a operações Iraque e Liberdade Duradoura. Foi também conselheiro de exércitos estrangeiros, e teve formação em forças de Operações Especiais de todo o mundo. Jesse aperfeiçoou as suas técnicas de sobrevivência nos Boinas Verdes, bem como em muitas expedições ao mato com os irmãos. Atualmente, estuda Engenharia Biomédica, e pretende melhorar as próteses de veteranos de guerra feridos.
PETE & SAM BROCKDORFF

PETE & SAM BROCKDORFF

PETE BROCKDORFF
Idade: 61
Poolesville, Maryland, EUA
Motorista de Entregas Reformado
O pai de Pete era oficial militar, pelo que ele passou a infância a viajar. Aos oito anos, começou a acompanhar o pai quando ia à caça ou à pesca, aprendendo sobre a Natureza e desenvolvendo por ela um enorme respeito. Pete utilizava o que o pai lhe ensinara, e tirou cursos de armadilhas, falcoaria, pesca e caça com arco, bem como técnicas primitivas. Estudava Biologia, Zoologia, Ecologia e Botânica, acabando por tirar um curso em Ciências Biológicas. O seu pai faleceu antes de o seu filho, Sam, nascer, mas Pete estava determinado a passar ao rebento tudo o que aprendera. Desde muito jovem que Sam se juntou ao pai em muitas incursões na Natureza, e Pete está confiante de que as capacidades e conhecimentos do filho são muito superiores aos seus.

SAM BROCKDORFF
Idade: 26
Poolesville, Maryland, EUA
Cientista Ambiental
Sam é um cientista ambiental atualmente a trabalhar como chefe de planificação numa empresa de restauro ambiental. O pai, Pete, quis enraizar-lhe o sentido de aventura e respeito pela Natureza, levando-o em caminhadas. Sam guarda boas memórias do tempo passado com o pai, fosse a aprender uma técnica primitiva, a lutar contra tartarugas mordedoras ou a construir jangadas nos lagos da região. Por interesse profissional e pessoal, Sam tem um vasto conhecimento de plantas. Um explorador capaz, Sam passou os últimos anos “selvagem”, no Utah, recorrendo a técnicas primitivas para sobreviver a quase 3.660m de altitude. Está ansioso por viver na Natureza da Ilha de Vancouver com o pai, valendo-se de conhecimentos familiares passados de geração em geração.
ALEX & LOGAN RIBAR

ALEX & LOGAN RIBAR

ALEX RIBAR
Idade: 48
Montville, Maine, EUA
Mestre-de-Obras
Alex cresceu nas florestas do Maine, perto de um lago onde aprendeu a pescar, a caçar e a ser autossuficiente no mato. Alistou-se nos Fuzileiros em 1991, tendo servido orgulhosamente na Guerra do Golfo como soldado de infantaria especializado em armas. Desde então, Alex tornou-se um capataz competente e supervisor numa empresa de construção de pontes e obras marítimas, bem como técnico autorizado de propano, gás natural e petróleo. Quando não trabalha com as mãos, Alex ocupa-se a tirar cursos para se tornar um Guia Registado do Maine. É um orgulhoso pai de dois filhos: Joslyn e Logan, que o acompanhará nesta aventura na Ilha Vancouver.

LOGAN RIBAR
Idade: 19
Liberty, Maine, EUA
Operador de Equipamento
Logan cresceu nos bosques do Maine, e sempre gostou de estar na Natureza. Adora animais, e gosta de aprender a coexistir com eles. Construir abrigos e localizar animais selvagens são dois dos seus hobbies preferidos, e sente necessidade de estar no mato. Aprendeu muitas das suas técnicas de sobrevivência nas suas longas expedições com o pai, Alex, que diz ser a sua grande inspiração. Logan sente-se em casa na Natureza, e nutre grande respeito pelos seus antepassados que nela viveram como exploradores e colonizadores. Ele próprio um ávido explorador, Logan espera, um dia, tornar-se guia de viagens na Natureza.
BRAD & JOSH RICHARDSON

BRAD & JOSH RICHARDSON

BRAD RICHARDSON
Idade: 23
Fox Lake, Illinois, EUA
Ferreiro
Tendo crescido no norte do Illinois, Brad passou a maior parte da infância a explorar a Natureza. Ocupava os fins de semana com idas à pesca numa canoa, e passava os verões a praticar técnicas primitivas na floresta boreal. Juntar-se aos Escuteiros na escola primária fortaleceu em muito a sua paixão pela Natureza. Acabaria por desenvolver o gosto pela ferraria, e fundou uma empresa com os irmãos especializada em facas e utensílios forjados à mão. Nas horas vagas, Brad passa o tempo a filmar vídeos educativos de sobrevivência no mato.

JOSH RICHARDSON
Idade:19
Fox Lake, Illinois, EUA
Ferreiro
Desde muito novo que o pai levava Josh e o irmão, Brad, a acampar, à pesca e a fazer canoagem, o que lhe incutiu a paixão pela Natureza. Josh e Brad queriam viver as experiências dos seus antepassados, e acabaram por implementar abrigos primitivos em vez de tendas, e pederneiras em vez de isqueiros ou fósforos. Desde que Josh fez a transição para técnicas de sobrevivência primitivas – uma mudança que alterou o foco da diversão para o da necessidade – que tenta aprender o mais possível sobre isso, e procura ensinar outros através de vídeos online. Quando não está a desfrutar da solidão nos bosques, está ocupado na oficina de ferraria – uma paixão que começou quando ele e Brad começaram a consertar utensílios.
DAVE & BROOKE WHIPPLE

DAVE & BROOKE WHIPPLE

BROOKE WHIPPLE
Idade: 45
Fox, Alasca, EUA / Reed City, Michigan, EUA
Instrutora de Aventura
Desde miúda que Brooke Whipple é apaixonada pela Natureza. Cresceu no Michigan rural, caçando, à pesca e montando armadilhas, sempre sonhando viver num sítio montanhoso e intacto. O seu primeiro emprego depois de acabar o liceu foi no Parque Nacional de Yellowstone, o que a levou a uns trabalhos no Colorado e, depois, bombeira no Montana. De seguida, aventurou-se a ir para o Alasca, apenas com uma mochila às costas e 200 dólares no bolso. Pelo caminho, Brooke concluiu o seu curso em Gestão Recreativa ao Ar Livre, e trabalhou como guia e instrutora de aventura, bem como chefe recreativa. É escritora, realizadora, recoletora e pasteleira premiada. Em 2010, venceu o Campeonato Estadual de Tartes de Mirtilo, no Alasca. É hoje oradora pública, e ensina técnicas de sobrevivência ao ar livre em escolas. No verão, podemos encontrá-la na sua banca de limonada caseira no Mercado Agrícola de Tanana Valley, em Fairbanks, no Alasca. Brooke e Dave deixarão os dois filhos em casa, sendo que estarão sempre no seu coração.

DAVE WHIPPLE
Idade: 40
Fox, Alasca, EUA / Reed City, Michigan, EUA
Construtor
Dave cresceu no Michigan rural, e passou a maior parte da vida adulta no Alasca. Com Brooke, sua esposa há 18 anos, construiu três casas no interior do estado. Criar um lar a partir do nada tem sido uma forma de vida, e Dave pode orgulhar-se de ser um dos poucos proprietários de terra dos tempos modernos. Quer no remoto abrigo familiar de pesca, quer a cortar troncos para a sua próxima cabana, Dave, Brooke e os dois filhos têm levado uma vida muito distante da comum rotina das 9h às 5h. Com bons conhecimentos práticos e reais, Dave trocou os confortos modernos pela satisfação de uma vida “à moda antiga”. É mais provável falar sobre a filosofia da vida do que sobre técnicas de mato. Passa o verão em Fairbanks, no Alasca, a fazer trabalhos de acabamentos em cimento, e a vender guitarras em part-time. A família passou os últimos invernos no Michigan, onde se juntam a familiares, compram e vendem antiguidades, e dão algumas palestras. Músico desde há muito, Dave ainda toca guitarra e canta no trio The Atomic Honkies.
BRODY & CHRIS WILKES

BRODY & CHRIS WILKES

ANDREW “BRODY” WILKES
Idade: 33
Kentwood, Louisiana, EUA
Gestor de Projeto Industrial
Com seis anos, Brody foi pela primeira vez à caça com o pai e, com oito, já matara o seu primeiro veado. Desde então que continuou a caçar. Quando o pai deixou de o fazer, Brody tornou-se o fornecedor de carne da família, constituída não só por mulher e filha, mas também pelos seus pais. Tem também uma horta – outra forma de satisfazer o seu desejo de sustentar os seus entes queridos. Embora a autossuficiência seja a sua principal motivação, Brody também nutre grande interesse pelas técnicas de sobrevivência na Natureza.

CHRIS WILKES
Idade: 44
Hattiesburg, Mississípi, EUA
Psicoterapeuta
Chris passou a infância a explorar as quintas e pantanais do sudeste do Luisiana, onde cedo desenvolveu a sua paixão pela caça, a pesca e as armadilhas. Fez a faculdade no Mississípi, e começou a trabalhar no ramo da saúde comportamental. Tendo testemunhado os efeitos de catástrofes naturais e criado um grupo de auxílio aos sem-abrigo, aprofundou os seus conhecimentos e o seu interesse na autossuficiência, na sobrevivência na Natureza e nas técnicas do mato. Crê que o seu papel de terapeuta e a sua experiência em ajudar pessoas a lidar com o sofrimento e a ultrapassá-lo serão uma preciosa mais-valia. Atualmente, Chris pratica as suas técnicas de sobrevivência nas florestas de pinheiros do sul do Mississípi, onde vive com a mulher e dois filhos.