X

Treino de cães polícia

Os cães que trabalham de mãos dadas com as autoridades de segurança são tão importantes como os seus colegas humanos.

Graças a eles, são realizadas tarefas de defesa e rastreamento, como drogas, pessoas desaparecidas ou criminosos. Para um cão se tornar um cão polícia, têm de passar por um treino fornecido por profissionais do mundo canino.

O treino tem várias etapas. A primeira etapa começa quando são ainda cachorros, entre os 8 e os 9 meses. Normalmente são cães de porte médio, sendo o pastor alemão e o doberman as raças mais utilizadas para estes fins, já que são ágeis, fortes e com capacidade de adaptação e aprendizagem. Começa-se por um treino básico de obediência, é fundamental que o cão aceite de imediato as ordens do seu dono, seja porque sente um ataque iminente, ou porque o dono lho ordena.

Esta primeira fase é essencial para perceber se o animal acarreta as ordens. Depois de alguns meses, quando o cão tem entre um ano e um ano e meio, o treino começa a sério! Faz-se um treino físico e psicológico em profundidade. Fisicamente, o animal vai aprender a correr à máxima velocidade, desviar-se de objetos, saltar, utilizar rampas, entrar em sítios estreitos, rastejar… todo um treino ao mais puro estilo Navy Seal para que possa enfrentar qualquer situação. Mas o treino psicológico é fundamental, com grandes doses de carinho à mistura, para que encare o seu treino como um jogo. Além disso, tem de ser capaz de obedecer às ordens do seu dono sem se desconcentrar, já que pode ter de exercer em situações onde os estímulos externos sejam muito fortes, como lutas ou disparos.

Uma parte muito importante do seu treino é a capacidade de atacar e imobilizar agressores, sem provocar feridas mortais, pelo que se ensina especificamente em que zonas morder para imobilizar o suspeito, para permitir ao humano proceder à detenção.

Depois de terminado o seu treino, cada animal é classificado de acordo com as suas características. Alguns são encaminhados para trabalhos de vigilância, outros de rastreio e resgate de pessoas. Apesar de serem encaminhados para uma unidade especializada, todos eles têm o mesmo treino para saber como reagir em qualquer situação.

Não percas novos episódios de Top Dog, só no BLAZE.