X

Tipos de Lagosta

Quando imaginamos uma lagosta, vem-nos à mente pequenas garras laranjas, com olhinhos pretos e antenas. Na realidade existem vários tipos de lagostas: gigantes, pequenas, de água doce ou salgada, de água fria …

A lagosta do Pacífico tem uma cauda mais saborosa, o que a torna habitual nos menus dos melhores restaurantes. Podem atingir os 7kg de peso, sendo que o seu peso habitual ronda os 500gr e os 3kg.

A lagosta das Caraíbas está presente no Golfo do México, nas Caraíbas e em algumas partes da América do Norte. O seu aspeto é mais atraente do que o habitual: tem uma concha dura com riscas castanhas e cinzentas e pontos amarelos muito característicos na cauda.

A lagosta Sul-Africana pode ser encontrada em águas quentes e possui longos apêndices e antenas. Não possuem as garras características, que as tornam muito lentas.

A lagosta australiana tem uma cor esverdeada, o que a diferencia das suas primas, mais castanhas e avermelhadas. Devido às suas cores, adaptam-se melhor ao ambiente, dificultando a pesca. Essa lagosta tem uma variante – a lagosta azul – que geralmente está presente em águas doces como riachos ou lagos. Esta lagosta, também pode ser encontrada na Austrália, mas por ação humana foi exportada, e é possível vê-la na África do Sul, México, Porto Rico, Zâmbia, Singapura e Indonésia. Ao introduzi-la num ecossistema diferente do seu, estabeleceu populações selvagens e extremamente invasivas, deteriorando o ecossistema dessas áreas.

A verdade é que existem muitos tipos de lagosta, alguns deles pode ver aos domingos às 22h15 nos novos episódios exclusivos de Caçadores de Lagostas.