X

Quem são realmente os Caça-Tesouros?

Já estamos habituados a ver Mike Wolf e Frank Fritz em armazéns, celeiros e outros locais à procura de tesouro que os façam ganhar algum dinheiro e aprender algo sobre a sua origem. Mas quem são realmente estes caça-tesouros e de onde vêm?

Mike Wolfe

Colecionador americano durante toda a vida, Mike procura e coleciona objetos desde os 4 anos. Com o tempo, trabalhou a sua própria reputação conseguindo ser um dos colecionadores mais importantes do país, graças às suas viagens pelos Estados Unidos à procura de tesouros escondidos. Onde outras pessoas veem armazéns em ruínas e barracões abandonados, Mike vê potenciais minas cheias de achados raros e histórias sensacionais. “quando era pequeno e voltava da escola para casa, surpreendia-me a ver algumas bicicletas deitadas ao lixo e perguntei-me como é que alguém poderia deitar fora tais tesouros”, comenta. Mike passa o tempo que pode na sua carrinha eterna (que já fez mais de 400.000 quilómetros), geralmente acompanhado por Frank Fritz, o seu amigo desde os 20 anos e companheiro de “caça”. “Um colecionador é como um nómada”, explica. Onde quer que vão, os dois desenterram dezenas de artigos únicos e conversam com os seus donos, geralmente personagens pouco convencionais. O que procura exatamente? “Tudo o que me permita ganhar 1 dólar”, afirma entre risos. Pode ser qualquer coisa antiga como uma jukebox vintage ou carros antigos e sucatas. Os clientes do Mike, dos mais diversos, vão desde designers de interiores ou diretores de arte até fotógrafos e colecionadores. Também é dono da Antique Archaeology, uma loja especializada que vende antiguidades, objetos vintage e arte popular em Le Claire, Iowa e Nashville. Na perspetive de Mike, os recolectores fazem o trabalho sujo, mas os colecionadores têm o reconhecimento, o que não significa que sejam menos apaixonados pelo seu trabalho. “Adoro encontrar coisas”, refere.

Além disso, Mike é louco por motas. Tanto é assim, que há alguns anos foi piloto e participou em competições de categoria 4 e 3. Construiu motos do zero e comprou e vendeu alguns modelos verdadeiramente lendários. A venda de uma delas permitiu, inclusivamente, financiar o seu início profissional.

Frank Fritz

Tal como o amigo Mike, Frank começou a colecionar coisas muito cedo, guardando pedras e latas de cerveja enquanto era jovem. Trabalhou durante muitos anos como inspetor de incêndios e segurança, mas sempre foi apaixonada por antiguidades. Hoje em dia, passa todo o seu tempo na carrinha com Mike à procura de tesouros em celeiros, garagens e armazéns pelos Estados Unidos. Tranquilo e simpático tem um dom para potenciais compradores e talento para apagar fogos. Mike apelida-o de “barbudo adorável”. No entanto, Frank entusiasma-se com qualquer coisa que tenha motor e Mike tem de o dissuadir para que não compre mais uma mota para juntar à sua coleção. Com as suas personalidades complementares e esse amor partilhado pelo colecionismo, Frank e Mike formam a equipa perfeita. Embora queiram ganhar algum dinheiro com as suas descobertas, existe sempre uma competição saudável.

Danielle Colby-Cushman

Enquanto Mike e Frank vão para os Estados Unidos, Danielle mantém o foco na Arqueologia Antiga. Dedica o seu tempo a conversar com compradores, a receber encomendas, ao mesmo tempo que mantém Mike e Frank informados, enquanto eles se entretêm com antiguidades e piadas. Mike gosta de dizer que “ela é a ligação à terra que nos mantém unidos”.

Mãe de três filhos, Danielle tem sempre novos projetos criativos, seja pintura, design de roupas ou venda de presentes inspirados em antiguidades online. É extremamente orgulhosa de seus “meninos” e sente-se feliz por trabalhar com pessoas tão talentosas.

Desde criança, Daniella nunca está parada, tendo já participado em vários projetos, em diferentes áreas. Além de Caça-Tesouros, é bem conhecida no mundo de Burlesque pelas suas inúmeras atuações e montagens. Além disso, durante algum tempo, foi dona de uma loja de roupas retro chamada “2 miles to Memphis”.

Junta-te a Mike, Frank e Danielle na sua Caça ao Tesouro e descubre o negócio emocionante e lucrativo de compra e venda de antiguidades. Não percas novos episódios, todas as quartas, às 22h. Só no BLAZE