X

Quanto peso podemos levantar?

Ainda estamos a alucinar com os nossos participantes dos Titan Games e, observando-os, questionamo-nos: quanto peso pode um ser humano levantar? A força está ligada ao tamanho? Sabemos que os participantes do The World Strongest Man, são capazes de levantar pianos e carros, mas nem sempre precisa de se ter uma aparência de montanha para levantar mais quilos do que se pesa.

Os participantes tiveram de trabalhar no duro, durante meses, para se prepararem para participar nesta competição extrema: dormir, fazer dieta, fazer exercícios e levantar pesos. E é aqui que queremos chegar. Quanto peso deves levantar para ganhar força? Na verdade, não existe uma regra matemática que diga quanto peso podes levantar. O que tens de ter em consideração é o quanto consegues levantar numa repetição máxima, ou seja, o peso máximo que consegues levantar. Verás isso aos poucos, aumentando o peso que levantas até encontrares o peso que só consegues levantar uma vez corretamente (com postura e que não cause cansaço extremo). Depois de sabermos qual é a nossa repetição máxima, podemos organizar o nosso plano de levantamento de peso para gerar força e músculo, sendo que esse limite vai aumentando aos poucos, progressivamente.

Para ganhar força, é recomendado carregar o peso que podes levantar até seis repetições. Portanto, as cargas geralmente são altas. Quando tiveres dominado as repetições, podes aumentar a carga, mas é importante marcares as repetições. Na verdade, se o teu objetivo não é aumentar os músculos, podes encontrar a carga que usas para fazer 15-20 repetições. Com tantas repetições, o músculo e as fibras ficam fortalecidos, proporcionando ao atleta resistência física para grandes exaustões físicas, como uma maratona, ou os The Titan Games.

Outro aspeto é criar músculo. Para fazer isso, as repetições que deves conseguir fazer são de 8 a 12 para que o peso seja menor do que ao gerar força.