X

Prepara o teu carro para as férias

O Verão já chegou e com ele os planos para percorrer o país de carro, na esperança de desconectares do stress do dia-a-dia.

Já sabes o que vais levar na bagagem? Roupa, fatos-de-banho, carregadores, protetores solares… mas fizeste a revisão ao teu carro?

Ainda que utilizes o carro todos os dias para te deslocares, no Verão, certamente que exiges mais dele se decidires fazer uma roadtrip. Além disso, as altas temperaturas também são algo a ter em conta antes de te fazeres à estrada. Por isso, damos-te alguns conselhos para que as tuas férias sejam incríveis e que disfrutes, em vez de teres de tirar algumas horas à espera da grua, da posterior fatura e de um desperdício de férias.

Verifica a pressão dos pneus: Ainda que seja algo que os proprietários dos carros deviam fazer com frequência, há muita gente que se esquece. Mas pelo menos antes de ires de férias, é importante fazer essa revisão… Na porta do lugar do condutor, verás um pequeno desenho onde poderás ver a pressão que as rodas dianteiras e traseiras necessitam. Nota que a pressão muda dependendo se o carro estiver cheio ou vazio. Por isso, se decidires ir com os teus amigos com mais malas que os reis, assegura-te de ajustar bem a pressão. Uma pressão errada pode provocar um desgaste excessivo dos pneus, além de ser perigoso, já que estes podem romper um resultar num acidente por perda de tração. E também vale a pena confirmar que as tuas rodas continuam a ter saliências. Rodas lisas podem conduzir a um acidente.

O óleo sempre correto: Quantas vezes verificas o óleo? Uma, nenhuma… se não queres desembolsar uma pequena fortuna em reparações, assegura-te de que a barra medidora do depósito do óleo marca os níveis normais. Se não, recorre a um mecânico para que ele o encha ou o troque caso seja necessário. Mas se o mudaste há pouco tempo, podes comprar tu mesmo o óleo que necessitas, que podes consultar nas especificações do veículo, e enchê-lo.

Travões: O teu carro chia ao travar? Então caro amigo, é hora de ir à oficina para que te façam uma revisão das pastilhas e discos dos travões, para garantir que não ficas sem eles em manobras mais arriscadas.

Luzes: Não só são importantes para que possas ver, mas também para que possas ser visto. Confirma que tens a funcionar todas as luzes operacionais e evita um susto na carteira ou, no melhor dos casos, uma multa.

Ar condicionado: Se ainda não tens ar condicionado no teu carro, temos pena e aconselhamos que aproveites as primeiras horas do dia ou da noite para começar a tua viagem. Se, pelo contrário, podes desfrutar do ar fresquinho, verifica que tens o ar carregado. É fácil de saber se não o tiveres. Se o ligares e te refrescar tanto como estar em Sevilha em pleno agosto, é muito provável que tenhas que ir à oficina para que te carreguem o ar condicionado. Além disso, podes rever se tens os filtros em bom estado, se não queres que cheire a esgoto sempre que o ligas.

Estes são os pontos básicos a ter em conta para desfrutar de umas férias tranquilas com o teu carro, mas há outras coisas opcionais que podem tornar o calor um pouco mais suportável, como ter guarda-sóis para que, depois de oito horas em pleno sol, possas arrancar no carro sem perder a pele. Este ano, é FUNDAMENTAL, usar sempre uma máscara e gel desinfetante, cumprindo as regras de segurança.

Os amantes dos motores poderão desfrutar, em exclusivo no BLAZE, o regresso das novas temporadas de TOP GEAR, o programa de entretenimento automobilístico mais famoso da televisão.