X

O teu carro e o coronavírus

Estamos no meio de uma pandemia global e há uma questão, entre muitas outras, que te podem assaltar neste momento: como posso proteger os mecanismos do meu carro e limpá-lo contra o coronavírus?

Se tens estado em casa há semanas, podes estar a pensar como podes proteger o teu carro para que, no dia em que tudo voltar ao normal, não tenhas uma surpresa desagradável.

Esperamos que tenhas desligado a bateria há semanas atrás ou então que ligues o teu carro com regularidade. Recomenda-se que ligues o teu carro a cada três ou quatro dias, durante alguns minutos. Além disso, se tiveres a possibilidade de a mover um pouco, melhor ainda. Se não tiveres seguido estes passos desde o primeiro momento e ficares sem bateria, terás de chamar o reboque quando tudo passar para que este possa recarregá-la ou trocá-la.

Quando o teu carro voltar a andar, deves verificar o nível dos pneus e do óleo. E vai certamente precisar de uma lavagem, porque a camada de pó pode ser perigosa para a visibilidade.

Agora, se já tens o carro pronto para ir para a estrada (respeitando sempre as medidas de segurança e recomendações das autoridades de saúde), tens de tomar precauções para que ele não se torne um portador do vírus para onde quer que vá. É aconselhável limpares as superfícies onde tocas depois de utilizares o carro, especialmente as lisas onde o coronavírus pode permanecer mais tempo: volante, mudanças, botões, rádio. Podes utilizar um produto de limpeza industrial, um detergente com uma elevada percentagem de álcool, ou até vinagre. Nem penses em usar amoníaco (muito menos misturá-lo com lixívia), porque o cheiro pode durar dias no carro, além disso, pode ser tóxico.

Como provavelmente terás de ir à bomba de gasolina, usa luvas e uma máscara para usar a bomba, bem como para pagar, uma vez que é uma área movimentada onde o vírus se pode esconder.

Cumpre todas estas dicas e usa o teu bom senso e responsabilidade quando tiveres de usar o teu carro novamente.