X

O QUE NECESSITA PARA SOBREVIVER?

Quais são as suas necessidades de sobrevivência? De que necessita para ser feliz? Muitas teorias ousaram analisar quais são as necessidades básicas de cada indivíduo. Uma das mais conhecidas é a velha pirâmide de Maslow.

Esta teoria classifica as necessidades pessoais em 5 níveis:

– Necessidades fisiológicas: as necessidades de primeiro grau, ou seja, básicas: respirar, dormir, comer e beber (água, não cerveja!). Maslow incluiu aqui as relações sexuais e também o vestuário, embora sem contemplar os caprichos de andar sempre na moda, é claro!

– Necessidades de segurança: o facto de podermos dispor de alimentação no futuro é uma garantia de sobrevivência. Aqui também entra o acesso à educação, transportes e saúde. E poder proteger os nossos bens. Por outras palavras, carro, casa e algum dinheiro para gastar.

– Necessidades sociais: o terceiro nível centra-se nas nossas relações com os outros. A amizade, a amor conjugal…  Ser sociável é importante para nós. Não vale a pena dizer que é por isso que está sempre ligado às redes sociais!

– Necessidades de estima: neste momento, o protagonista é você. O ego… Sentimos necessidade de ter uma posição social, reputação, dignidade. Precisamos de nos sentir livres, ter uma grande autoestima e confiança em nós próprios. Em suma, queremos ser os reis do mambo!

– Necessidade de autorrealização: o último nível tem a ver com a necessidade de crescimento. É o vértice da pirâmide e reflete o nosso desejo de dar sentido à nossa vida dedicando-nos ao que nos agrada e sabemos fazer. Por exemplo, se é um criativo, precisa de criar. É a «necessidade de ser».

No entanto, todas as pessoas são diferentes. Que necessidades são mais importantes para si? É possível que precise de ver cumprida a sua necessidade de aceitação por parte dos demais antes de beneficiar de estabilidade no seu emprego. Ou passar fome, mas viver a fazer o que gosta, ou até ir viver para um lugar longe da sociedade. As nossas prioridades determinam quem somos.

Propomos-lhe ver em que ponto está… Em que nível da pirâmide se situa? Tem uma alimentação saudável? Como está a sua economia? E as suas relações pessoais? Tem sucesso? Talvez tenha algumas necessidades da parte superior da pirâmide satisfeitas, mas não da parte inferior. Quem sabe? O ser humano é complexo e, no A&E, tudo isso nos fascina. Não perca o próximo episódio de Alone, segunda-feira, às 22h30, onde lutarão para satisfazer as necessidades mais básicas.