X

O melhor mês para comprar carro

Corre o boato de que dezembro é o melhor mês para comprar um novo carro… será verdade?

Em parte, sim. Os concessionários precisam de alcançar os seus objetivos anuais antes de 31 de dezembro, por isso não é de estranhar que as melhores ofertas de automóveis novos cheguem no último mês do ano, para poderem poderem alcançar as metas e para libertar stock de acordo com as previsões de novos lançamentos para o ano seguinte.

Mas há-que ter em conta que o teu carro perde valor mais rapidamente se o comprares no final do ano, já que legalmente conta-se com o ano de compra. Um carro comprado em janeiro de 2019 ou em dezembro do mesmo ano são ambos considerados de 2019, embora tenham praticamente um ano de diferença.

Apesar disso, a crise económica fez com que as super-ofertas de fim de ano fossem variando. As marcas precisam de ter objetivos a mais curto prazo, pelo que é frequente haver ofertas a cada três meses. É tudo uma questão de saberes que modelo queres comprar e estares atento às oscilações do mercado.

Um bom truque que podes usar se o que necessitas é de um carro com os 3B (bom, bonito e barato), é estares atento aos novos lançamentos. Se uma nova geração de um modelo vai sair em breve, podes dar uma visa de olhos ao modelo substituído, já que os concessionários certamente fazem saldos para libertar o stock antes dos novos modelos chegarem.

Uma opção cada vez mais popular são os carros com zero quilómetros. Em muitas ocasiões, os stands são obrigados a matricular os veículos após terem atingido os seus objetivos mensais para receberem mais veículos. Por isso, é um bom momento para comprares um carro novo por muito menos do que ele normalmente custa.