X

Cuida da bateria do teu carro

Com o confinamento e o teletrabalho, as baterias dos nossos carros ressentiram-se (algumas até decidiram morrer). Por isso, damos alguns conselhos para cuidares da bateria do teu carro e poupar o dinheiro de uma nova.

Antes de mais nada, se sabes que o teu carro vai estar parado durante várias semanas, aconselhamos que desligues a bateria. Desta forma, evitas a utilização desnecessária de energia derivado de algum mau contacto, etc.

Outro conselho é que evites a exposição a temperaturas extremas. As baterias sofrem muito acima dos 30° e abaixo dos 5°. Sabemos que é complicado quando o teu carro dorme na rua, mas é importante teres esta informação em conta se puderes evitar estas exposições.

Parece óbvio, mas evita arrancar com ar condicionado, as luzes ou o rádio ligados. A bateria do carro sofre para proporcionar energia a tantos dispositivos logo no início. Além disso, se o carro está parado, tenta não ter muitas coisas ligadas ao isqueiro. Deixa que a bateria recarregue adequadamente.

Todos estes conselhos têm de vir acompanhados de uma boa manutenção do carro. Se o teu veículo tem algum tipo de defeito ou avaria como o alternador, pode afetar muito gravemente a bateria. Sem um alternador em perfeitas condições, a bateria não irá recarregar corretamente.

Se queres ver quem entende (e muito) de baterias, não percas, todas as terças às 22h, novos episódios de Top Gear!