X

Como Treinar o Seu Cão

Nada deixa os donos de cães mais entusiasmados do que dar uma ordem ao seu cão e este executá-la, seja ela dar a patinha ou deitar.

Se pretendes começar a treinar o teu cão, tens de ter em atenção que quanto mais jovem for, melhor, embora um cão adulto também se divirta quando se trata de fazer truques. Caso estejas a pensar ser um encantador de cães, há várias coisas a ter em mente.

Nunca nuncaaaaaa grites ou batas no teu cão (não seria necessário dizer, mas apenas por precaução…). Se o teu cão te ignora quando pedes a pata, bater ou gritar com ele não vale de nada, além de que maltratar um animal é crime. Usar coleiras de estrangulamento para impedir que o cão puxe é desnecessário e cruel. Tenta parar quando andas, para que o teu companheiro de quatro patas deixe de puxar a coleira. Dar-lhe um prémio ou uma festinha, quando ele se acalma para de seguida poder continuar a caminhada será a melhor recompensa e ele acabará por associar a caminhada relaxada ao prémio.

As ordens que lhe dá têm sempre de ser da mesma maneira, tal como a forma de o chamar. Se o nome for Max, a ordem é clara: “Max, a patinha”. Variar a ordem ou a forma como dizes as palavras, fará com que o teu animal não compreenda o que lhe estás a pedir, por exemplo: “Max, dá a patinha ao dono”.

Procura sempre um lugar calmo e sem distrações para o ensinar. O segredo é repetir e repetir, recompensando-o com pequenos biscoitos e festinhas. Ele tem de perceber que somos felizes quando ele faz o que queremos e que recebe uma recompensa sempre que o fizer bem. Se te distraires, não hesites, coloca-o de volta na posição inicial e começa tudo de novo.

Também é importante não os saturar. As sessões de aprendizagem não devem durar mais do que meia hora ou o nosso animal de estimação, perde todo o interesse no que está a aprender.

Para veres os cães mais astutos e inteligentes, não perca os novos episódios de Top Dog, todos os domingos, às 22h.