X

Como te preparares para sobreviver na natureza

Uma caminhada no campo com a família não traz grandes complicações. Certamente acabas com algumas fotos divertidas e chegam todos sãos e salvos em casa. Mas quando és mais aventureiro, sentes-te atraído pela ideia de explorar áreas que não conheces e torna-se mais difícil explorar….

Nesse caso, seguramente já sabes quais os cuidados que deves tomar para não arriscar e evitar que a calma da natureza se transforme num inferno que pode acabar em tragédia. Mesmo assim, podes não saber algumas coisas básicas que deves ter em mente para evitar surpresas…

Antes de sair…

Se gostas de travessias complicadas ou prevês sair do teu caminho para explorar o terreno, deves preparar-te antes de sair. Podes fazer o teu kit e sobrevivência e arrumá-lo de tal maneira que sempre que sais, o leves contigo, evitando teres de arrumar tudo várias vezes. Há certos objetos que te podem salvar a vida. E não estamos a falar de um desfibrilador. Falamos de objetos do quotidiano, que utilizados de forma engenhosa, podem salvar-te a vida. Estes são alguns dos objetos e das utilizações que não deverias prescindir nas tuas saídas:

  • Uma garrafa de plástico: podes minimizar o seu tamanho se a esmagares e pode servir para diferentes coisas. Podes purificar a água armazenando-a ao sol para que aqueça, ou usar neve, para que derreta.
  • Faca multiuso: Serve para muitas coisas. Os suíços são pessoas muito bem preparadas.
  • Tabletes para purificação de água: são baratos, ocupam muito pouco espaço e cada um é capaz de purificar 1 litro de água. São um seguro de vida.
  • Alguns sacos de lixo: podem servir como proteção da chuva ou para proteger as tuas coisas se tiveres que atravessar alguma zona com água.

Além destes objetos, é claro que deves levar os mais comuns, como um isqueiro, uma lanterna (se for frontal, melhor), um pequeno kit médico, barras energéticas, etc. Tem sempre em mente o tipo de ambiente que irás frequentar para fazeres a tua mochila.

Outra dica valiosa é comer bem antes de sair e contar a pelo menos algumas pessoas qual é o teu destino e por quanto tempo pretendes ficar fora.

Entendes? Agora já estás preparado para uma emergência. Ainda assim, serias capaz de enfrentar um desafio como o de ALONE? A experiência de sobrevivência mais extrema que já viste: Mongólia, uma pequena mochila com o mínimo necessário e um ano em total isolamento. O participante que durar mais vai levar para casa meio milhão de dólares …

NÃO PERCAS A ESTREIA DE ALONE, DIA 25 ÀS 22H, SÓ NO BLAZE.