X

Como ser testador de carros?

É o sonho de muitos amantes de motores, viver do teste aos carros. E não parece uma má ideia… ganhar dinheiro para experimentar os carros mais recentes, antes de todoss, poder conduzi-los em pistas espetaculares ou em circuitos. Como podes ser testador de carros?

As pessoas que testam os carros, não se limitam a conduzi-los. É essencial ter os conhecimentos de um profissional sobre tudo o que diz respeito aos motores, além de dotes jornalísticos, já que será necessário passar aquilo que sentiste para o papel (ou para o computador). Os conhecimentos técnicos dos carros têm de ser extremos, já que terás de explicar a autonomia do motor, a sua cilindrada, como se comporta a nível aerodinâmico, desempenho, rodas… anos de estudo e formação para poder fazer um exame exaustivo ao veículo. A análise que fizeres do veículo vai ajudar as distintas marcas a saber como se comporta a sua nova criação e a fazer os ajustes necessário para que saiam no mercado com todas as garantias.

Os meios especializados oferecem regularmente cursos específicos de testadores de carros e já que este é um mundo no qual é muito difícil entrar, nunca é demais aproveitá-los. Como a competição é tão forte, tudo o que possas fazer, é mais que bem-vindo. Estuda, estudo muito cada carro, cada marca, cada parâmetro… se fores capaz de mostrar e demonstrar tudo aquilo que sabes sobre carros, certamente terás sucesso neste mundo. Muitos dos perfis de testadores de veículos têm em comum a sua formação académica, que geralmente passa por ter o diploma de Engenheiro Mecânico e ter muito à vontade com o inglês.

Por isso, já sabes, se é o teu sonho, informa-te, estuda, aprende tudo o que puderes e mais ainda acerca do mundo apaixonante dos carros.  A partir de maio, vamos ajudar-te, com a estreia de novos episódios exclusivo de #TopGear.