X

Como ser o rei do churrasco?

Se há algo incomum neste verão, é que os planos e os alugueres de casas com jardim multiplicaram-se. E o que significa uma casa com jardim… CHURRASCOOO!!

Muitos pensam que são os reis do churrasco (embora nunca tenham feito um), por isso deixamos para eles algumas dicas para serem (realmente) os reis do bacon, da linguiça, dos hambúrgueres (e até dos vegetais).

  1. Ninguém gosta de ficar com fome e os churrascos têm um lema: melhor sobrar do que faltar. Sempre pode jantar a comida do churrasco que sobrou do almoço. O ideal seriam umas 400gr de carne por pessoa acrescentando todas as entradas típicas como bacon, linguiça, asinhas…
  2. O segredo está na grelha. O carvão é o mais fácil e rápido, mas não se engane, os churrascos feitos com madeira têm um sabor diferente e mais rico. A verdade é que teremos de acender o nosso combustível com antecedência para fazer algumas brasas onde colocar a nossa churrasqueira e comida. Se não estiverem quentes o suficiente, levará uma vida inteira para fazê-lo e se tiver chama vai queimar a comida. Prepare uma bebida fresca, algo para soprar as brasas e para as mexer.
  3. Acredite ou não, tudo tem uma ordem. É aconselhável começar com a linguiça, chouriço e bacon, pois é o que mais solta a gordura e é bom para o que vai acrescentando depois. Em seguida, o frango (asas, espetadas, pernas …) e para finalizar as peças maiores que serão feitas enquanto come as entradas. Não fique constantemente a virar a carne, deixe que seja feito com tempo. Se gosta de adicionar alguns vegetais, pode adicionar quando colocar os pedaços maiores de carne, pois leva muito tempo para cozinhar. Beringela, cogumelos ou cenoura ficam muito bem grelhados.
  4. Embora seja comum ver pessoas a salgar a carne enquanto ela cozinha, é melhor esperar até que termine de cozinhar. Nessa altura, o sal e os outros temperos ficarão mais integrados aos sucos da carne.
  5. Uma das coisas mais importantes para evitar infortúnios é apagar bem as brasas. Se tiver tampa, cubra a churrasqueira para abafar as brasas. Também pode remover qualquer carvão ou madeira que não tenha sido queimado. É uma questão de tempo até que as brasas se apaguem completamente (mesmo que não se veja uma chama, elas continuam a queimar, cuidado). Evite derramar água (a menos que esteja com pressa). Mas certifique-se sempre estão bem apagadas.

Com estas dicas e com um pouco de bom senso, com certeza que terá tempo de ser o rei do churrasco.