X

As carrinhas pickup mais emblemáticas da história do automobilismo

Atualmente, as pickups são o meio de transporte mais comum de milhões de americanos. Apesar de terem sido inicialmente concebidas como veículos de trabalho, muitas delas circulam normalmente com a caixa vazia.

Abaixo, apresentamos uma seleção dos modelos mais emblemáticos:

Chevrolet de 1938 “Half Ton”:

Esta foi a primeira pickup que a Chevrolet entregou totalmente ao departamento de arte e cor da marca. Foi a primeira vez que a Chevrolet se “preocupou” em dar protagonismo ao estilo dos seus veículos de trabalho, algo notável pelo seu estilo art déco, para-choques e proteções em forma de gota de água, e pelo seu aspeto geral aerodinâmico. Encontrava-se equipada com um motor de 3500 centímetros cúbicos, e saiu de venda com um preço de 592 dólares.

Chevrolet 3100 de 1947:

Depois da II Guerra Mundial, os desenhos dos automóveis da Chevrolet (e da indústria em geral) evoluíram para um desenho mais avançado, como o da Chevrolet 3100 de 1947, com uma grelha do para-choques dianteiro de cinco barras, que lhe conferia um look mais moderno. Novas características como o sistema de ar quente/frio, e o rádio no painel do carro faziam parte dos avanços da época.

Chevrolet 3124 de 1955:

O modelo 3124 da marca americana foi determinante para o futuro e icónico modelo “El Camino”. Foi a primeira pickup “fleetside” da indústria, ou seja, os lados eram planos, sem as grandes proteções laterais com que eram normalmente equipadas até ao momento. Incluía assentos de design, dois tons de pintura, e um interior relativamente luxuoso.

Chevrolet Silverado:

A Silverado, é até hoje, e desde o ano de 1999 uma das pickups de referência de toda a indústria. Em 2017 venderam-se 585.864 unidades nos Estados Unidos.

Ford F2 de 1950:

Em 1951, a Ford reviu os modelos das suas pickups, integrando novas características, como novos para-choques dianteiros, e um novo design da grelha do para-choques dianteiro. Também alterou a cabina, o painel e a janela traseira, que era agora significativamente maior, para proporcionar uma maior visibilidade.

Ford Bronco:

Este é outro mito das pickups americanas. E quem não teve uma miniatura de um Ford Bronco nos seus queridos brinquedos? Fabricada durante mais de 18 anos, foi inserida no mercado para competir com modelos semelhantes da Jeep, Dodge e da Internacional.

 

 

Ford F-150:

Falar da história das pickups, é falar da Ford F-150:, da qual acaba de sair para venda a nova versão. Dentre as edições especiais que foram saindo ao longo da história, podemos destacar a F-150 da Harley Davidson, ou a última versão da Shelby Baja Raptor, com 532cv de potência.

Dodge Ram 1500 de 2009:

Não podíamos deixar de referir as pickups da Dodge RAM. A sua grelha dianteira em cruz faz parte da verdadeira cultura da América, e certamente, dos seus filmes. É fabricada desde 1981, e foi o terceiro veículo mais vendido dos Estados Unidos em 2017.

A Jeep e a Internacional também foram grandes fabricantes de pickups, assim como a Toyota, ou a Nissan no Japão.

As pickups em Portugal

Em Portugal, as vendas de pickups têm vindo a aumentar progressivamente. Este aumento deve-se por um lado ao fim dos seus limites de velocidade, e por outro, pela sua “entrada na moda”, juntamente com os SUVs. Quem sabe se a partir de agora, e depois de ver o PICKUPS & FURIOUS, as suas vendas não aumentam ainda mais.

Aquece motores e pisa no acelerador! Acaba de chegar a BLAZE, o lançamento exclusivo do “Pickups & Furious” na quarta-feira, dia 18, às 23:00 horas.