X

As Rodas Mais Caras do Mundo

Quando se fala de «rodas», a primeira coisa que vem à cabeça é a palavra «carro». No entanto, não são apenas os carros que as utilizam: camiões, motos, tratores ou bicicletas também fazem parte da cultura dos pneus e até mesmo os amantes de bicicleta não se importam de investir numas boas rodas. Basta perguntar aos proprietários das rodas Fernweg. Estas rodas de bicicleta da marca Lightweight foram lançadas há alguns anos no mercado pelo modesto preço de 6670€.

Não andam sozinhas, nem voam … O que oferecem é uma roda projetada especificamente para o uso do travão de disco. Com pouco peso por roda, esta obra da engenharia consegue dissipar o calor ao travar, para além de garantir estabilidade como se de uma roda com um perfil mais amplo se tratasse.

Ao pensar nas rodas de carro, pensamos na empresa originária do Dubai Z Tyre. É sabido que carros são utilizados no Dubai e, é claro, estes carros têm rodas de acordo com os modelos que vemos a desfilar pelas ruas. A Z Tyres entrou no Guinnes Book of Records em 2016 com as rodas mais caras do mundo quando lançou um conjunto de quatro pneus pelo preço de 534 mil euros. Sim, 534 mil euros. E, embora possam parecer borracha normal, estes incorporaram peças de ouro e diamantes de 24 quilates.

Apenas foi colocado à venda um conjunto de quatro pneus e posteriormente comprado anonimamente. A empresa doou o valor total da venda a uma instituição de caridade que trabalha para melhorar o acesso à educação de pessoas com menos recursos.
A Z Tyre perdeu o record das rodas mais caras para a Michelin. A empresa francesa juntou-se à Bugatti para desenvolver as rodas do seu modelo de carro Veyron, um clássico da empresa. Este conjunto de quatro rodas custa 30 mil euros, mas considerando que este carro custa 1.500.000€ parece uma ninharia.