X

As raças de cães mais inteligentes

Quantos são os donos que falam com os seus cães e juram entendê-los?  Poder comunicar com os seus animais domésticos é um sonho do ser humano.

Mas o certo é que têm sido desenvolvidos centenas de experiências que utilizam diferentes parâmetros para medir a inteligência dos cães, como a sua capacidade para resolver problemas (como sair de algum local complicado) ou a inteligência instintiva, aquela que está inerente à sua raça, e para as quais tem mais facilidade em cumprir determinadas tarefas.

Existe um terceiro tipo de inteligência chamada inteligência funcional, que mede a capacidade de aprendizagem de ações por parte dos cães. Aqui também tem influência a genética de cada animal, já que certas raças estão mais aptas à aprendizagem.

Doberman Pinscher

Esta raça, ancestral dos Doberman, tem uma sensibilidade especial com os humanos, assim como uma elevada capacidade de adaptação. São muito observadores e extremamente inteligentes. Precisam de fazer muito exercício físico e mental, assim como uma boa educação. A falta de atividade faz com que sintam solidão e aborrecimento, dois fatores que podem desencadear problemas de comportamento.

Golden Retriever

Não só é uma das raças favoritas das famílias, mas é também uma das mais inteligentes. O seu carácter afável e brincalhão, juntamente com a sua inteligência, faz com que seja uma das raças mais utilizadas nas terapias com crianças autistas ou problemas de mobilidade. É capaz de guiar o seu dono cego e dar quilos de amor a crianças em plena crise.

Pastor Alemão

Quando pensamos em cães polícia, o primeiro que nos vem à cabeça é o Pastor Alemão! Precisam de muita atividade física, assim como de um bom treino. Os jogos de inteligência e de aprendizagem de ordens, fazem do Pastor Alemão um cão fundamental para corpos de segurança, como polícia ou bombeiros.

Caniche

Seguramente a raça mais surpreendente a estar neste top! Mas a verdade é que os antepassados desta raça eram os mais utilizados pelos caçadores para recolher as presas capturadas. Aprende truques com muita facilidade e o seu caráter carinhoso faz com que seja ideal para famílias com filhos.

Border Collie

Sem dúvida quando pensas em cães inteligentes o Border Collie é o primeiro que te vem à mente. Utilizado durante anos como cão pastor, é também muito procurado para terapias com adultos e crianças. É um cão que necessita de um ambiente com muita energia, onde possa fazer exercício todos os dias, já que tem energia para dar e vender!

Não percas novos episódios de “Top Dog”, todos os domingos às 22h, no BLAZE