X

Aprende a relaxar no carro

Antes de mais nada, um pequeno teste. Como reagirias se um carro te ultrapassa de forma brusca, sem sinalizar e te mexe com os nervos?

  1. Colo as mãos à buzina do carro como se não houvesse amanhã, grito tudo o que consigo e digo-lhe das boas
  2. Respiro durante um segundo e recupero a compostura e a concentração na estrada

Se a tua resposta foi A, damos-te algumas dicas para relaxares enquanto conduzes. A verdade é que, ainda que muitas vezes possamos sofrer manobras de outros carros que nos perturbam, perder a concentração na estrada, e sobretudo, perder a cabeça, pode ter consequências fatais. Que existem pessoas que não deviam ter carta, todos sabemos, mas não ganhamos nada em enfrentá-los a 120km/h e agarrados a um volante. Nesse momento, podem provocar uma travagem brusca e provocar um acidente fatal. Temos que tentar que o nosso estado emocional e físico esteja em uníssono. Se o nosso estado emocional é calmo, o nosso corpo também será. É importante adotar uma postura relaxada e confortável que nos permita estar em condições caso surja algum imprevisto na estrada.

Antes de qualquer viagem de carro, sobretudo se for longa, é importante estarmos descansados e tranquilos. Conduzir com sono ou num estado de nervos não contribui em nada para uma condução segura. Por isso, também é importante que faças pausas a cada duas horas ou quando o teu corpo pedir, seja para ir à casa de banho, esticar as pernas ou beber alguma coisa (nada de álcool, por favor).

O carro tem de estar em boas condições. Um carro limpo, organizado e que cheire bem favorece uma condução mais tranquila. Se o teu carro estiver uma pocilga ou cheire mal, certamente vai ser um pouco incómodo.

O controlo da temperatura também é outro ponto que favorece o estado “zen” enquanto conduzes. Não tem de ser um frigorífico nem um forno. Se tens frio, vais sentir-te incomodado e os teus reflexos podem diminuir ao estares mais focado em não congelar. Pelo contrário, uma temperatura excessiva favorece a sonolência que faz com que deixes de prestar 100% de atenção. É recomendável que o carro esteja entre os 19 e os 24 graus e se puderes evitar ter os vidros mais baixos, melhor. Assim tens menos distrações.

Cada um tem a sua forma de se entreter. Há quem prefira ir à conversa ou quem prefira pôr a playlist favorita. Não é recomendável viajar totalmente em silêncio já que a condução pode tornar-se muito monótona e o cansaço pode aparecer mais facilmente. Escolhe o que te for mais conveniente, mas nunca uses o telemóvel para trocar mensagens ou ligar a amigos. Utiliza o sistema mãos-livres que quiseres falar com alguém ou espera por uma área de serviço.

E uma máxima… NÃO TE APRESSES. Não te serve de nada carregar no acelerador. Conduzir acima do limite de velocidade pode fazer-te ganhar 5 minutos…. 10 no máximo, mas quando chegares, gastaste mais gasolina, e colocaste em perigo a tua vida e a dos outros. Por muita pressa que tenhas, por muito tarde que tenhas saído, por favor, não te apresses. As pressas não são boas ao volante, nunca por nunca ser!